Published: Thu, May 10, 2018
Medicine | By Douglas Stevenson

Acaba hoje prazo para regularizar título de eleitor

Acaba hoje prazo para regularizar título de eleitor

O primeiro turno das eleições está programado para o dia 7 de outubro. Um eleitor relatou que chegou às 09 horas e só foi atendido às 13 horas, ou seja, uma espera de quatro horas.

Luís Borges assegura que, apesar do grande fluxo de pessoas o atendimento tem transcorrido dentro do normal.

Quem perder o prazo só poderá fazer as mudanças depois das eleições, que devem valer somente para o pleito de 2020.

Fila no cartório eleitoral de Itacib
Fila no cartório eleitoral de Itacib

Candidatos trans devem ficar atentos ao dia 15 de agosto também, que é o prazo final para que comuniquem à Justiça Eleitoral o nome social que será utilizado na urna. A data é importante para os eleitores entre 16 e 18 anos, que estão solicitando o documento para votarem pela primeira vez - lembrando que, no Brasil, o voto é obrigatório para os cidadãos maiores de 18 anos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. A apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte exigirá complementação documental para suprir os dados necessários à emissão do título. Basta preencher nome completo e data de nascimento. "Você tem até 9 de maio para tirar seu título e votar nestas eleições". Comprovante de residência atual, a exemplo de contas de água, luz ou telefone (emitido dentro dos três meses anteriores ao requerimento) no nome do eleitor ou de parente com o mesmo sobrenome (pai, mãe, irmão etc.) ou do cônjuge (desde que apresente documento que comprove a união).

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida terão mais três dias para solicitar a transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade, assim como os cidadãos que estão presos provisoriamente ou adolescentes que estão internados, cumprindo medidas socioeducativas. Travestis e transexuais podem incluir o nome social no título de eleitor e no caderno de votação das eleições desde o dia 3 de abril.

O e-Título substitui o documento oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho etc) apenas quando o aplicativo mostra a foto do eleitor e quando a coleta da biometria já foi realizada.

Like this: